quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Dna. Carmen Virginia Santos, uma Yabasse na Gastronomia Brasileira

Com exclusividade à Revista Champagne News, Dona Carmen Virginia Santos,  fala de sua trajetória  e como superou as dificuldades para se tornar Chef no mercado que é hoje, um dos mais competitivos segmentos no Brasil. Conheça um pouco da história desta guerreira, que eleva o nome da Gastronomia Brasileira, com tanta simpatia e estilo.

"Bem eu sou neta de uma cozinheira de forno a fogão, ela era merendeira de escola publica.
Dna. Edna Amara (avó) e Dna. Carmen Virginia Santos

Desde muito pequena eu já queria ser cozinheira, então aos sete anos, fui escolhida para herdar o ofício de yabasse que é, Cozinheira dos Orixás.
Comecei a ser preparada para isso e confesso que é o que mais amo...
Aos vinte e um anos, finalmente fui confirmada Yabasse
entao, segui dentro dos terreiros, mas sempre inquieta, e exatamente no dia que meu filho sofria uma parada cardíaca, eu mesmo assim, fui fazer minha prova do vestibular, mais concorrido de gastronomia pela faculdade Senac

Ele hoje esta lindo e saudável e eu fui pra faculdade passei em oitavo lugar geral.
Cheguei na faculdade, contei desde o primeiro dia a minha origem, meus professores me amaram, mas os colegas não, passei com notas médias nas teóricas, emaciamos nas praticas máximas
Quando estou no quarto período, resolvo fazer um concurso de estudante, cujo o tema é, gastronomia para um mundo melhor, passo três semanas em busca de um parceiro, e ninguém se habilita, notas máximas ...
Preconceito racial, religioso, social..
Resolvi convidar um aluno do primeiro período, Felipe Chaves e ai, defendi o tema candomblé, um rito sustentável e sagrei-me campeã do festival, ao lado dele, com uma comida de santo.
Daí, comecei a me oferecer pra conhecidos Chefs, para ajudarmos nos eventos e nas suas cozinhas, só para aprender, em troca de apenas passagem e me tornei conhecida deles.
Comecei a fazer comidinhas e levar pra ser provada por eles, para que eles saibam que eu sei cozinhar, e eles, passaram a me indicar pra fazer eventos no meu seguimento.
Hoje eu tenho dificuldades pra ser aceita, mas sou querida, tenho amigos que foram mais que madrinhas e padrinhos de cozinha que me apóiam..
Mas as coisas sao difíceis, uma vez ou outra sou apontada com preconceito devido ao meu ofício dentro do terreiro, nunca quis ser nada mais que cozinheira, não tenho pretensão em ser "pop star", nem, uma grande Chef, mas quero poder sustentar minha família com isso, abandonei tudo por esse sonho...

No último mês, montei um serviço de entrega em casa, de comidas, montei um cardápio e as pessoas encomendam e eu entrego. Vou à feira, cozinho e faço questão de ir levar.
Chama-se Acaça a cozinha encantada, onde vendo até 500 caranguejos por semana.

Tenho aqui em sampa a Janaína Rueda e Carlos Ribeiro que são meus padrinhos de cozinha e sempre fazem uns eventos comigo, para me ajudar a me manter".
Chef Janaína Rueda (Bar da dona Onça) - Chef Dona Carmen Virgínia e Chef Carlos Ribeiro (Na Cozinha)
"Tenho neles um Porto Seguro e a certeza de que eles são honestos e tem alma elevada".
As quatro gerações: Dna. Edna Amara, Dna. Carmem Virginia, Inajá e Giulia Roberta
"Quinta, farei um festival chamado caruru dos ibejis no "Na Cozinha," onde irei cozinhar pratos do terreiro para os comensais, então eu melhorei o sabor dos meus pratos, me reciclei e tirei o peso do dendê das minhas receitas".
Pratos de Dona Carmen Virginia Santos,
que atende à encomendas pelos telefones
Pernambuco, Recife, Agua Fria: (81) 98001090
São Paulo: (11) 959195722




Fotos de Gregório Rosa

Esta é uma história real de uma mulher que acreditou em seus sonhos e fez sua parte para realizá-lo.
Dona Carmen Virginia, é uma brasileira que,como tantas outras pessoas, vê em suas limitações uma oportunidade de crescimento, uma empreendedora, uma mulher que luta para conseguir seus ideais, com dignidade e de forma exemplar.
Sua simpatia é uma característica marcante, sempre com um largo sorriso nos lábios, dona Carmen, vai ganhando a amizade, o respeito e o carinho de todos que a conhecem.
Seus pratos, confeccionados com o tino de uma especialista, o toque especial de uma Chef e os encantos de uma yabasse, vão ganhando espaço entre os grandes nomes da Gastronomia Brasileira, e se tornando referencia nacional em nosso país.

Parabéns dona Carmen Virgínia, que seu exemplo, inspire à outros e que, estes consigam ter sua determinação e talento para chegarem onde chegou.

Axé Motumbá
Rosângela Matos
Editora Executiva

Revista Champagne News

Fechamos a matéria com estas belíssimas imagens de Dna. Carmen Virginia Santos preparando Comida de Santo no Diário do Olivier


Nenhum comentário:

imprimir . - Caso não consiga imprimir, por favor, envie um e-mail nos informando: champagnenews@hotmail.com Agradecemos a colaboração.

Canal de TV - Revista Champagne News

Watch live streaming video from revistachampagnenews at livestream.com

Publicações Anteriores

Nossa Revista já está em mais de 152 países, obrigado à todos pelo carinho !

Este é um Satélite em tempo real

Chef Matheus Atalla - Seja Bem Vindo !

Recomendamos

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Desculpem-me, faltam bandeiras mas, são Todos Bem Vindos !

Classe & Estilo na Gastonomia